"Desperte sua força Interior com o Livro "Mulheres Extraordinárias"

Priscilla Couto

Mentora de Carreira

12 indicações de livros que fizeram diferença na minha Carreira

Meu sonho é ter uma biblioteca, para poder ficar admirando meus amados livros, sentada em uma poltrona

Se você é um amante da leitura como eu, sabe o quanto é prazeroso iniciar um livro novo ou passear por uma livraria.

Sou fascinada pelo cheirinho do livro, mas confesso que me rendi ao Kindle, sempe livros na bolsa e hoje carrego toda a minha biblioteca nele, com mais de 100 livros. Além disso tenho a assintura do Kindle unilimited, que pago R$ 19,90 por mês e posso ter acesso a 10 livros de cada vez, sem falar dos valores super acessíveis.

Nesse penúltimo artigo do ano, quero compartilhar alguns livros que tive o prazer absorver seus ensinamentos em determinados momentos da vida.

Alguns acalmaram meus medos, outros foram me deram tapas na cara, alguns deixaram acalentada, curiosa, me fizeram me sentir ousada, impulsionaram minhas vontades, me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor e me deram coragem, até para fazer o que estou fazendo agora: escrever.

Simbora?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Primeiro quero dizer que tudo começou aqui!

Minha mãe no Dia das Crianças (sei lá de que ano) deu de presente para mim e minha irmã, a coleção completa do Monteiro Lobato para crianças.

Nem sei quanto tempo eu levei para ler tudo, mas era a diversão da casa, tinha competição de quem lia mais rápido, até minha avó entrou na história, tinha receitas da tia Anástacia e Dona Benta.

Esses livros foram guardados com muito carinho e doados em 2017, em perfeito estado.

Como era bom o tempo de criança!

1. Pare de se Sabotar e dê a volta por cima

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Li esse livro há mais de 12 anos, e é totalmente atual.

Infelilzmente emprestei e nunca mais me devolveram, mas adquiri uma versão em PDF e já está novamente na minha lista de leitura para 2022.

Conselho: Não emprestem seus livros!

Sinopse:

O que aconteceria se, em vez de você se concentrar naquilo que já fez bem, passasse a identificar seus pontos fracos, aqueles comportamentos que já viraram hábito mas que continuam a impedir que alcance seu melhor desempenho?

Flip Flippen mostra a importância do autoconhecimento para se alcançar a satisfação pessoal e sucesso profissional. O autor analisa diversos tipos de personalidade e apresenta exemplos da vida real com os quais teve contato ao longo de sua carreira de psicoterapeuta. O programa de superação das limitações pessoais apresentado neste livro é bem simples e já ajudou a melhorar a vida de milhares de indivíduos, entre os quais líderes empresariais, executivos do mercado financeiro, educadores a atletas.

Ao corrigir comportamentos negativos, você irá se surpreender com um aumento considerável em sua produtividade e uma melhora nos relacionamentos pessoais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2. Essencialismo

(Clique no título e adquira o Livro)

Sugerido pelos meus mentores, levei muito tempo para ter coragem de ler sobre o tema. Finalizei a leitura há 6 meses, e fez total sentido para ajudar o meu foco.

Sinopse:

O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas: chefes, colegas, clientes e até a família, decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha.

3. Sem Esforço

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esse ainda está na metade. Do mesmo autor do livro anterior, nesta edição o autor, fala sobre como fazer as coisas do jeito certo.

Sinopse:

Nem todas as coisas difíceis na vida podem ser facilitadas. Mas é possível tornar mais fácil aquilo que é mais importante.

Em Sem esforço, Greg McKeown oferece conselhos práticos para você realizar suas atividades essenciais com mais facilidade e, assim, atingir seus objetivos.

Se você trabalha muito mas continua distante de suas metas, quer contribuir mais mas lhe falta energia, vai encontrar neste livro ótimas estratégias para lidar com seus projetos e desafios.

4. Seja Foda

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Assim que optei por empreender eu li esse livro. Gosto da forma com Caio Carneiro, aborada sua história e nos incentiva a crescer.

Mas não julgue o livro pela capa, ok?

Apesar dela ter me chamado atenção, Seja Foda tem outro significado: Feliz, Otimista, Determinado e Abundante = FODA.

Você acredita que indiquei a leitura desse livro em um grupo de mulheres empreendedoras e fui expulsa do grupo? Pois é, tentei argumentar, mas não teve jeito. Ouvi da adminstradora, que ali era um grupo de respeito e palavras de baixo calão, não faziam parte.

Que bom que fui excluida! Entendi, graças a ela, que ali não era o meu lugar.

Sinopse:

Aposto que você quer, no final da sua vida, olhar para trás, bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer: minha vida foi FODA. Mas calma, encontrar este livro é só o começo. Agora, você precisa levá-lo com você. Com ele, você vai aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis. Ele vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos.

5. O monge e o Executivo

(Clique no título e adquira o Livro)

Li toda a trilogia, começando em 2005 quando me tornei líder. Lembro que o último livro da série, li em um final de semana que passei na praia, de tão contagiada estava a leitura.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sinopse:

Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

É impossível ler esse livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

6. A coragem de ser imperfeito

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A primeira vez que ouvi sobre Brené Brown, foi em uma live e já corri para assisti ao seu TED e depois ao documentario da Netflix.

Quando falo que as vulnerabilidades conectam é sobre isso que estou falando.

Sinopse:

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.

Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.

7. O poder da Autorresponsabilidade

(Clique no título e adquira o Livro)

Nunca levei tanto tapa na cara ao ler um livro. A primeira vez que li foi em 2019 e recomecei a leitura neste ano e casa vez é um aprendizado novo.

Tenho o hábito e dar esse livro aos meus mentorados, para que eles possam também Tirar a Bunda da Cadeira e tomar as rédeas da sua vida!

Sinopse:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muitas pessoas têm consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, porém não sabem como fazer isso na prática.

As leis que ele menciona são:

1. Calar-se em vez de criticar.

2. Dar sugestão em vez de reclamar.

3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.

4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se.

5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.

6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.

Não adie mais a vida para a qual você está destinado. Assuma a responsabilidade e a construa!

8. Virei Chefe, e agora?

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu virei chefe em 24hs sem nenhum treinamento… Tem noção de como estava a minha cabeça?

E sem falar que minha equipe toda era composta de novatos, mas sobrevivemos, gracas a pares maravilhoso e um líder fantástico

Sinopse:

Esse é o guia completo para se tornar um chefe de sucesso. Mantenha-o no seu escritório mas não em cima da mesa! A regra é: não demonstre que não tem certeza do que está fazendo. Esta é a sua nova Bíblia para progredir na carreira e encarar de frente as responsabilidades de um cargo de chefia.

Você vai encontrar dicas práticas para todos aqueles que finalmente conseguiram passar de funcionário a patrão. Ensina todos os segredos e oferece ferramentas essenciais para se tornar um bom chefe — liderança, gerenciamento, motivação, espírito de equipe, tomada de decisão, delegação, recrutamento e demissão, administração de performances, influência e gestão de trabalho.

9. Por que fazemos o que fazemos?

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Professor Mario Sérgio Cortella é meu crush intelectual, sem falar da voz inconfundível.

Li todos os seus livros, já assisti paletras e cada vez amo a forma com que ele compartilha a filosófia, algo que detestava na faculdade.

Sinopse:

Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida?

Essas são as questões desvendas em Por que fazemos o que fazemos?

Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

10. A Boa Sorte

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Li esse livro para um trabalho da pós em 2012, e fiquei fascinada com o a história.

Sorte é estar no local certo e pronto para agarrar as oportunidades

Sinopse:

A Boa Sorte começa com o reencontro de dois amigos de infância que não se viam havia 50 anos. Um deles se tornou muito bem-sucedido, enquanto o outro não soube aproveitar as oportunidades que teve. O segredo daquele que foi próspero sempre esteve em uma fábula que seu avô lhe contava quando era criança e que lhe serviu de guia ao longo dos anos.

“Somos nós que construímos nosso futuro, que nos preparamos para os imprevistos.

11. Como Sair da Zona de Conforto

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todo mundo vive na sua zona de conforto e depois reclama quando nada acontece.

Empreender foi sair da minha e aceitar que eu sou o AGENTE de mudança.

Sinopse:

Todos nós temos grandes sonhos na vida. São os nossos sonhos que nos sustentam à medida que avançamos lentamente pelo dia a dia. Nós olhamos para o futuro, para não nos sentirmos tão mal com o nosso presente.

Vemos nossas vidas como tendo essa trajetória ascendente. Não vamos ficar no fundo para sempre. Quem quer isso afinal?

Mas todos sabemos o que é a verdade. A grande maioria das pessoas permanecerá no fundo. Longe do que eles imaginavam ser sua vida. Para a maioria de nós, sucesso não passa de uma palavra, quando na verdade é a concretização de todas as suas ações.

12. Não conte a ninguém

(Clique no título e adquira o Livro)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não fique pensando que só leio assuntos voltados ao trabalho, adoro também um suspense e não posso deixar de indicar meu autor favorito: Harlan Coben.

Sabe várias histórias ao mesmo tempo, que ao final ficam entrelaçadas? Pois é, esse autor é assim e por isso amo.

Em 2015 eu ganhei a coleção completa com os 7 livros de amigo oculto (que amigo esse meu né). Tenho que comprar mais alguns para completar a minha coleção.

Sinopse:

Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.

O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail que só pode ter sido enviado por sua esposa.

Esses acontecimentos fazem ressurgir perguntas sem resposta: Elizabeth está viva? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?

Na mira do FBI como suspeito da morte da esposa e caçado por um assassino de aluguel, David contará apenas com o apoio da melhor amiga, da sua advogada e de um traficante para descobrir toda a verdade.

……

Como falei no início, aprendi na porrada a não emprestar os meus livros, porque perdi muitos deles, sem falar da falta de cuidado, quando foram devolvidos. Para fomentar a leitura, indico e dou de presente.

Aproveite o fim do ano para renovar seu estoque, no título de cada livro compartilhei o link Amazon, para você fazer festa.

Isso aqui não é publi, mas de todas as pesquisas que faço, é por ela que consigo os livros mais em conta, se souber de outro local me indica por favor.

Espero que tenha gostado da minha coletânea.

Fico aguardando seu feedback e a indicação de mais livros (rs).

Beijocas.

Priscilla Couto

Mentora de Carreira