Priscilla Couto

Mentora de Carreira

8 PASSOS PODEROSOS QUE VÃO MOLDAR SUA CARREIRA

Já pensou em ter um checklist para te ajudar a moldar sua carreira?

Aproveite essa leitura e coloque em prática.

O importante não é o que você fez até aqui, mas sim o que vai escolher, a partir de AGORA!

Bora trocar uma ideia sobre Carreira.

É super normal pensar que ter sucesso demanda grandes ações, mas não é bem assim, atitudes diárias e constantes geram muito mais efeito.

A verdade é que: você pode ainda não encontrado o sucesso, porque está focado em outras coisas.

E não estou atrelando sucesso apenas a uma conta bancária gorda, estou mais preocupada em realização profissional mesmo, mas antes quero contar rapidamente, porque ficamos focados na questão errada.

Ainda temos uma visão limitada sobre nossas carreira e o que podemos conseguir. Isso acontece não por falta de vontade, mas sim reflexo da educação que tivemos.

Em 2019 no Workshop que realizei no RJ, tive oportunidade de conversar com uma das participantes. Ela me contou estar próxima de se formar em Relações Internacionais e em inglês.

Nascida de família humilde, seus estudos não eram motivos de orgulho na sua casa. Ela tinha o hábito de ouvir o seguinte: “Está achando que você é quem, querendo estudar? Aqui ninguém estudou, somos pobres, favelados e você precisa se preocupar em trazer dinheiro para casa. E quanto ao trabalho, tem várias oportunidades como empregada, igual a sua mãe.”

Quem dizia isso era o seu pai, e chorando completou:

” Não tenho vergonha nenhuma de ser negra, favelada e trabalhar como doméstica, mas sei que posso ser muito mais, quero levar minha família para morar em outro local e não ter a mesma vida. Quero dar oportunidade a minha irmã, para construir o seu mundo também, mas ela está com o mesmo pensamento do meu pai. Meu curso de inglês, quem paga é a minha tia, ela acredita muito nos meus sonhos.”

E ela está certíssima!

Seus pais não faziam por mal, isso era reflexo da educação que tiveram e avida que construíram. Para eles, apenas o trabalho traria a dignidade e comida na mesa.

E algumas pessoas ainda pensam assim, ou até evoluíram mais, porém não conseguem vislumbrar uma carreira, apenas realizar a mesma atividade todos os dias.

Trabalhar não é Carreira.

Carreira é a realização de várias ações, alinhada a sua profissão (ou não) + o que gosta.

Quer saber o que eu ouço por aí?

” Tô super insatisfeito com o que faço, mas estou quase me aposentando, fico aqui mesmo, até tudo acabar.”

“Mudar de emprego depois de tantos anos, não rola! Nem tenho idade para isso. Além do mais aqui pode estar ruim, mas já sei os problemas.”

” Meu trabalho é uma droga, mas vou ficar até eles me mandarem embora.”

“Tô velho. Já tenho 50 anos e não vejo mais oportunidades.”

Tivemos uma educação onde a realização profissional era focada em TER. A nova geração não pensa assim, queremos SER. Buscamos qualidade de vida, morar em vários locais durante o ano, aprender cada vez mais, sermos FELIZES com o que fazemos, realizar nossos SONHOS, etc.

O dinheiro é consequência de tudo isso.

Você deve estar se perguntando: Tá louca, né?

Não, claro que não.

Todos nós pagamos boletos, mas isso não quer dizer que: ficar longe da família, fazer o que não gosta, deixar o seu sonho de lado, ter relações tóxicas, adoecer, valha a pena.

Quer saber o SEGREDO para se sentir feliz com o que faz?

Realizar escolhas que correspondam ao que você acredita e deseja.

Já pensou como tudo poderia ser diferente, se você tomar suas decisões baseadas nas suas vontades e não sobre o que o outro pensa?

Não? Pois deveria, apenas por 1 minuto para ter a clareza do quando a família, crenças, pensamentos, sociedade e o que você vê na internet, interfere suas escolhas.

Eu fiz isso, e percebi que em algum momento estava vivendo o que os outros viviam, e não era isso que eu tinha pensado para mim, ainda mais quando optei por empreeender, e que sinceramente foi a decisão mais difícil e mais sensata que tomei.

Para isso tive que me livrar de todos os pensamentos e ações que me preendiam na zona de conforto (Se quiser saber mais leia esse artigo Me joguei do penhasco e depois me preocupei com o paraquedas).

Por isso, quero compartilhar contigo 08 ações que realizo desde 2018 e que fizeram toda diferença.

Gestão do Tempo

Já fez uma lista de quantas coisas inúteis você faz no decorrer do dia?

Eu já. E descobrir que 20 coisas eram totalmente sem sentido.

E cada vez que eu as realizava, ficava mais longe do meu objetivo, frustrada e reclamando que não tinha tempo para nada.

Meu foco diário hoje, é realizar atividades que tenham um propósito.

Atualmente as segundas e sextas são dedicadas a estudo e cuidados comigo.

Para que esse artigo fosse publicado hoje, coloquei uma data e inclui como tarefa de quinta.

Para de ficar dando desculpa, dizendo que não tempo. Você apenas escolhe outras prioridades para se dedicar.

Tarefa do dia: Faça uma lista dos objetivos que quer atingir e o tempo de realização, inclua também quais ações precisa tomar e faça aparecer tempo na sua agenda.

Aprendo o máximo

A faculdade e pós foram essenciais para o meu conhecimento inicial, mas foram todas as outras formas de aprendizados fizeram a minha evolução.

Em 2018 quando realizava a minha transição, sentei no bar por quase 4 horas com 2 pessoas fantásticas, que tinham seus negócio e não se importaram de troca muito comigo.

E nos anos seguintes não foram diferentes. Sempre que posso, converso com profissionais para entender como eles pensam, que dificuldades tiveram e quais aprendizados.

Sem falar nos modelos tradicionais de imersão, livros, cursos e mentorias. Desde 2019 já investi mais de 20mil em mim.

São tantas formas de conhecimento que precisamos traçar uma estratégica e consumir esse conteúdo de várias fontes.

Segue algumas indicações de pessoas que acompanho e confio no trabalho:

Compartilhe sua história

O maior erro que você comete, é pensar que apenas assuntos profissionais tem relevância por aqui.

Você é a soma de tudo que tem: família, amigos, viagens, valores, sua opinião e muito mais.

Suas decisões e resultados existem devido suas escolhas e relacionamentos que fez.

Portanto, saiba contar a sua história e compartilhe com o máximo de pessoas que puder.

Quem me acompanha, já sabe a minha história todinha.

Ensine as pessoas

Dê nada adianta tanto conhecimento e se ele não for compartilhado.

Não tenha receio de ensinar o que sabe ao mundo a sua volta. Pode ser através de um bate papo, palestra, aula, treinamento. Não importa o nome que dê, mas esteja disposto a orientar as pessoas a sua volta.

Quase morro, quando ouço alguém falando: “Não tenho nada a ensinar.”

Meu amor, uma criança de 2 anos pode nos ensinar tanta coisa, e olha que ela nem viveu o mundo que você viveu.

Foi com esse propósito que comecei a construir conteúdo por aqui. E isso eu já praticava desde 2005, quando me tornei supervisora.

Saia da zona de conforto

Esse aqui foi o mais difícil.

Nosso cerébro foi criado, para não deixar que a gente gaste energia. Então tudo que é novo, ele acaba interferindo na realização, porque está condicionado a trabalhar com que já tem.

Sei o quanto as mudanças são complicadas, a incerteza se teremos sucesso ou não é nossa maior desmotivação, mas o ideal é fazer ao contrário, porque você apenas vai saber se deu certo se tentar.

Ficar parado, não vai fazer você crescer.

Quando alguém diz que tem medo de algo, eu pergunto: Qual a pior coisa que pode acontecer?

Dependendo da resposta, eu completo: É tão ruim? Será que não vale a pena?

Eu tinha medo de fazer vídeos e como fiquei melhor: fazendo.

Usando o método TBC – Tira a bunda da cadeira!

Depois evolui e passei a ministrar treinamentos ao vivo, fazer lives.

Hoje eu quero desenvolver a minha escrita, o que não é fácil, mas se você está lendo até aqui, acredito que estou no caminho certo. (rs)

Não tem jeito, você só cresce, se for ousado e arriscar fazer algo novo. Já dizia meu amigo Einstein:

Não da para querer resultados novos, fazendo sempre do mesmo jeito.

Se livra de tudo e de quem não te faz crescer

Pode parecer pesado, mas nem todo mundo quer o seu bem.

Tem gente que só pergunta como você está, com o intuito de fazer fofoca.

Do mesmo jeito que tem pessoas que não tem a coragem de fazer 50% do que você faz, e ficam por aí minando suas ideias.

Se livra dessa gente, se isso não acontecer de imediato com a sua mudança de atitude.

Porque quando você está focado nos seus objetivos, você faz escolhas, renuncia algumas coisas e isso incomoda quem não está na mesma vibe.

Minha filha mais nova Emanuelle, passou o ano todo estudando para tirar boa nota no Enem e poder entrar na Federal (que era o seu sonho). Alguns amigos riam, dizendo que ela era doida, em plena pandemia se preocupar com os estudos.

Pois bem, ela tirou 960 na redação e hoje está na UFF, fazendo Estudo de Mídia e trabalhando como Estagiária e tem um instagram sobre Marketing Digital.

Não ligue para o julgamento das pessoas

Você não tem ideia de quanta gente boa, não atingiu seus objetivos, porque tem medo do julgamento do outro.

Quando comecei a usar as redes sociais, fui chamada de bloguerinha, mandaram eu arrumar trabalho, porque só ficava na internet e blá, blá, blá.

Nas minhas consultorias para Linkedin, onde acompanho a produção de conteúdo dos meus alunos, o que eu mais ouço é o medo de postar algo e as pessoas não gostarem, não terem curtidas, medo de decepcionar alguém. Porque em algum momento eles foram chamados atenção, ouviram julgamentos dos pares e chefes de trabalho, que minaram a sua confiança, ainda mais na internet, quando não temos o controle da visibilidade.

Meu aconchego é sempre dizer que eles não precisam ser medo, se estão buscando se desenvolver, já estão a frente de muito profissionais, sem falar que eles tem a mim, uma especialista no assunto para validar o que está sendo escrito e dar confiança para a sua postagem.

O julgamento do outro, normalmente é um reflexo de quem ele não, não diz necessariamente sobre mim.

E tudo bem, ninguém gostar ou curtir.

Hoje vivemos em um mundo que todo mundo tem solução para os problemas dos outros, apesar da vida ser uma zona.

Uma vez fazendo uma live, uma pessoa reclamou que não conseguia se concentrar porque as minhas unhas não estavam feitas.

MEU AMOR, eu aqui passando um conteúdo massa, você que entrou na minha live e está reclamando das minhas unhas? Fecha os olhos e se concentra na minha voz (rs).

VOCÊ NÃO VAI AGRADAR a todos!

E graças a Deus!

Você não precisa aparecer para todo mundo, somente as pessoas certas!

Quando virei Top Voice Carreira, me disseram o seguinte: “Se prepara que a sua agenda vai bombar! Já aumenta os preços e aguarda.

Tô esperando isso até hoje e ainda bem que não bombou, porque abria apenas 10 vagas por mês de mentoria e partir de Novembro serão apenas 5. Se bombasse não conseguiria atender a todos e ficaria muito frustrada.

A gente sempre muitoooooo, mas será que estamos preparados para isso?

Quantas vezes eu ouvi de mentorados o seguinte: “É imprescionante, terceiro processo seletivo que faço e não ser aprovado. No último foram 400 candidatos, fui até última etapa e no final o banho de água fria.”

Será mesmo?

Você deixou 400 candidatos para trás e foi tudo uma droga? Claro que não. A coisa mais difícil é ter o seu currículo selecionado.

Tudo vai depender para qual lado você olha.

Então se você busca por recolocação ou pensa em realizar uma transição de carreira, para de querer abraçar o mundo e pensa: Quantas empresas estão alinhadas com aquilo que eu busco?

Assim você para de buscar por vagas e passa a querer encontrar empresas, de acordo com os seus valores, objetivos, sonhos e vontades.

Dessa forma a busca e a concorrência são menores (Só não conta isso para ninguém porque é segredo dos meus mentorados.)

Crie laços

Eu não faço relacionamentos eu crio laços!

Porque mencionei desta forma?

Depois de 3 anos usando o Linkedin, esse para mim foi o melhor caminho.

E cada vez mais percebo o quanto é complicado ensinar para algumas pessoas sobre networking, até porque algumas só prestam atenção nisso no desespero de encontrar uma oportunidade.

Tenho o costume de ouvir coisas do tipo: “recomendei uma pessoa , e ela nem deu ideia”, “comentei no post de fulano e ele nem retribuiu“, “faço networking me apresentando e pedindo para indicar meu currículo.”

Nada disso é networking.

Criar relacionamento é construir amizade, é recomendar se julgar válido, comentando o que acha relevante, indicar, orientar, ajudar sem esperar nada em troca.

O que fiz até aqui foi criar laços, alguns mais fortes que geraram parcerias e saíram da rede, outros que estão apenas no digital (ainda). Mas são todos laços que construi através dos meus textos e na forma como trato minhas conexões.

Independente de qual seja seu momento atual, criar laços com as pessoas a sua volta, te ajuda a seguir em frente, conquistar companheiros de jornada e entender que você não está sozinho.

E saber disso foi muito importante para mim.

Tudo que falei até aqui e para que você não faça parte desta estatística:

90% dos brasileiros estão infelizes e insatisfeitos com suas atividades, segundo pesquisa realizada pelo Survey Monkey.

62% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes, segundo pesquisa do Love Mondays

Cuidar da carreira é sua responsabilidade.

Se o que tem hoje não está bom e não te faz feliz, mude!

Sei que isso não é tão fácil, errei e aprendi muito com a minha transição, por isso que hoje oriento profissionais que passam pela mesma estrada. A possibilidade de criar um novo caminho com mais clareza e a certeza que está no caminho certo é o meu legado.

Através do método APA: Autoconhecimento + Planejamento + Ação, conduzo profissionais para sair do Ponto A (insatisfação, medo, estresse, infelicidade) para o Ponto B (realização, reconhecimento, confiança e felicidade).

Agora me conta, foi uma leitura prazerosa?

Desejo do fundo do coração, que esse conteúdo ajude você a tomar melhor suas decisões, mudar o que não está mais te fazendo feliz e principalmente realizar todos os seus sonhos.

Tô contigo nessa!

Beijocas.

Priscilla Couto

Priscilla Couto

Mentora de Carreira