Recebi essa pergunta pelo Instagram, Luciana (nome fictício) estava chateada, porque entregou seu currículo para uma amiga indicar a uma vaga de Gerente, e a amiga disse que não indicaria, enquanto ela não ajustasse os erros de português.
Sim, você pode ser excluído do processo seletivo.
Segundo o levantamento realizado pela Catho: 34% dos recrutadores entrevistados afirmam que descartam currículos com erros de português.
Meu papel não é avaliar se essa postura é certa ou errada, meu objetivo gerar uma reflexão.
Nas minhas mentorias, valorizo sobre a importância da apresentação. O currículo é o primeiro documento que chega as mãos do recrutador, que fala sobre você. Portanto, é importante cuidar da imagem que você repassa ao mercado.
E a pergunta que faço é: qual a imagem que o seu currículo diz ao recrutador?
Você não se arruma para outras ocasiões: casamento, um encontro, audiência, etc. Porque não cuidar da única oportunidade que tem, para causar uma boa impressão?
Ao enviar seu currículo com erros de português, você demonstra falta de zelo, atenção e cuidado com suas entregas.
O recrutador ao se deparar com esse documento se questiona: como será que deve ser a comunicação e entregas desse colaborador?
Ah Priscilla, já tenho um monte de coisa para cuidar e terei que cuidar disso também? Vai.
Tudo bem ficar em dúvida, eu mesmo erro várias coisas, e mesmo tendo o cuidado de corrigir, às vezes passa.
Na dúvida, substitua por um sinônimo, pesquise no Google, consulte um dicionário.
Que Dalva Correa, não me mate: mas até hoje tenho dúvida sobre os 4 porquês e ao escrever tenho que consultar.
Infelizmente temos mais preocupação em desenvolver outros idiomas, e esquecemos da nossa língua. Mesmo encontrando em alguns currículos e perfis do LinkedIn a informação de “Português nativo”.
Temos mais de 400 mil vagas no Linkedin, e 14,8 milhões de profissionais buscando por oportunidades. A conta não fecha e você não pode perder oportunidade por causa disso.
Tudo que falei neste post, conversei com a Luciana, que não aceitou muito bem essas considerações. Para ela isso é o de menos, quando estiver trabalhando, esses “problemas”, nem serão percebidos.
Quero saber a sua opinião: se você fosse a amiga da Luciana, indicaria o currículo mesmo com erros?