Está na hora de se atualizar, deixe de ser do tempo das cavernas.
Hoje vivemos uma Mudança de Era, novas profissões nasceram da Indústria 4.0 e as mudanças aconteccem em vários aspectos. Para você ter uma idéia, estudos comprovam que seu filho, vai atuar em profissões que ainda não existem, e isso é uma realidade.
Tenha em mente que: Inteligência Artificial e humanos é uma colaboração e não competição.
Atrelado a isso, muitos profissionais perceberam que o seu conhecimento, poderia ser compartilhado de outras formas, não apenas pelos trabalhos “formais”, passando a atuar como consultores em várias empresas e projetos ao mesmo tempo.
Ontem em uma palestra sobre o Futuro do Trabalho, foi mencionado sobre as Tendências Futuro, onde deixamos de ter a “empregabilidade” que nada mais é do que as habilidades que você tem para atuar em uma empresa, passando a usar o conceito de “trabalhabilidade”, que é o conhecimento e especialização que você adquire e pode oferecer ao mercado a nível global.
Percebe como o conceito de atuação muda? O que eu sei e aprendo não é determinado pela empresa, sou eu que tomo a decisão e trilho o meu sucesso.
Mas o que eu quero dizer com isso tudo?
Você precisa entender que hoje vivemos em um líquido o chamado de MUNDO VUCA, onde a única certeza é a mudança.
E levando esse pensamento para as pessoas, percebo que todos estão agindo no seu dia-a-dia, sem ter essa consciência, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Como “regra”, você faz o mesmo que todos: Busca vagas, envia currículos, participa de processos seletivos e aguarda o retorno, que na maioria da vezes não é positivo.
Seguindo o fluxo de como tudo era feito até agora, você é levado a pensar que não é necessário ter alguém ajudando o seu desenvolvimento profissional (um pouco de orgulho aqui rs).
Ter um profissional que tenha expertise para auxiliar na criação de estratégias de busca por vagas, no posicionamento profissional (marca pessoal), na elaboração de um currículo coloque você na frente do recrutador e que treine você para uma entrevista, parece que não fazer sentido e aí que mora o perigo.
Os caminhos tradicionais que você tem usado, não estão te levando a lugar nenhum, isso porque você está “fazendo o mesmo de sempre”, e isso não é estar preparado. Você está dentro do ciclo vicioso, e ficando cada vez mais frustrado e sem energia.
Para se tornar um candidato diferenciado a ponto de chamar a atenção do recrutador, você precisa conhecer suas habilidades, demonstrar confiança, responder sem medo quais são seus Gap´s e atrelar isso ao que o mercado busca.
As oportunidades estão lá e “são as mesmas”. Quem precisa mudar é você!
Seu modelo de pensamento (mindset) tem que estar voltado para entender todo o cenário e interpretar o que precisa ser aprimorado e aí sim, sua confiança e postura, vai ser o diferencial.
Desta maneira, você passa a ser convidado para mais entrevistas, tendo assim sucesso com os currículos que envia, além de maiores chances de ser bem sucedido.
E quando falo de ter sucesso em entrevistas e despertar o interesse, não estou falando apenas da entrevista atual que participa, e sim da marca que você deixa em quem realiza o processo, e mesmo que o seu perfil não seja aprovado para aquela vaga, o recrutador pode te indicar para outra, porque percebeu o profissional que você é, e isso é real!
E COMO ISSO TUDO FUNCIONA?
Mentoria, é um acompanhamento personalizado on line ou presencial feito por 30 dias, focado em você, com o objetivo de potencializar o que você tem de melhor, minimizar suas crenças militantes, entender suas habilidades e te direcionar para o que você precisa aprimorar.
A ideia é quebrar o ciclo de frustação, aumentando seu autoconhecimento, trazendo confiança, reforço de auto estima e entendimento do processo como um todo.
Realizar uma mentoria é conhecer como funciona o universo dos processos seletivos, aproveitar as oportunidades e se conhecer também.
E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS:
1. Autoconhecimento
Quem é você?
Tenho certeza que é essa pergunta te deixa perdido e você não é o único.
Muitas pessoas, quando questionadas sobre quem são ficam sem saber o que responder. Normalmente você não sabe falar sobre suas qualidades, defeitos, sonhos, resultados que alcançou e por ai vai, principalmente porque tem medo de falar algo que possa prejudicar o processo seletivo.
A etapa do autoconhecimento é primordial para o sucesso em todas as relações de sua vida, além de traçar um plano de ação para o seu aprimoramento.
E o entendimento que você deve ter, é que o recrutador que saber até que ponto você se conhece e o que faz para se aprimorar e não é uma pergunta vaga.
2. Valorização dos Relacionamentos
Mesmo hoje com acessos a várias redes sociais, algumas pessoas ainda se sentem desconfortáveis quando precisam interagir com outras pessoas, até então desconhecidas, e essa capacidade de se relacionar, é de extrema importância em toda empresa, até porque hoje um dos pontos mais importantes são habilidades socioemocionais.
Em um processo se mentoria são feitos testes que medem a sua capacidade de relacionamento, inteligencia emocional, seu tipo de liderança, sua personalidade, seus sabotadores e tudo mais que pode influenciar no processo de relacionamento.
3. Caminhos Novos
No início do processo de mentoria, você tem ideias e opiniões concebidas sobre vários assuntos, a maioria delas relacionado aquilo que você acredita ou viveu.
A orientação do seu mentor te abre um horizonte de novas idéias, novas possibilidades e um novo olhar que pode mudar sua percepção sobre os fatos.
Normalmente na busca pela recolocação, transição de carreira ou mesmo no momento de pedir uma promoção, você fica inseguro e a baixa estima preenche parte do sentimento de estar naquela situação de desconforto, e tudo bem em relação a isso. E quando você tem alguém te ouve, te estuda, te lembra do teu potencial, essa insegurança vai dando espaço para confiança novamente.
Um mentor, pode ser um refúgio para essas emoções e um estímulo, que reacende a chama da esperança e suas possibilidades, usando os resultados que você já alcançou para lhe mostrar o que ainda é possível realizar.
4. Entenda o processo e saia na frente
Lembra que falei que todo mundo está fazendo o mesmo jeito?
Então, você tem a possibilidade de ser um diferencial logo no ínicio, já que a sua busca por vagas não é igual aos demais, o seu mindset é de crescimento, com foco nas suas habilidades e resultados, você já entende como funciona o processo, qual a inteção de cada pergunta e avaliação feita em uma dinâmica e com isso tem uma leitura melhor de todo o processo.
5. Abertura para novas possibilidades
Em um processo de recolocação ou no seu dia-a-dia, você está tão focado nos seus problemas, que não consegue olhar para o lado e ver uma oportunidade.
Algumas vezes na mentoria, o objetivo inicial, pode mudar. outro. Aquela recolocação é deixada de lado e a pessoa decide empreender, por exemplo. Também já aconteceu situações onde o mentorado, está trabalhando insatisfeito e percebe que as suas atitudes é que levavam as situações insatisfatórias, onde a troca de empresa, não mudaria o cenário ou então o problema está na gestão do tempo, que não permitia espaços na sua agenda, causando desconforto e não deixando tempo para seguir por outros sonhos.
Agora a coisa mais importante é, um segredo e eu vou contar: Isso tudo somente vai funcionar se você estiver empenhado e comprometido em mudar sua situação, e posso te dizer com certeza, que se você leu esse artigo até aqui é porque você é uma dessas pessoas que quer mudar o rumo das coisas.
E eu vou adorar estar com você nessa!