Porque é tão difícil falar sobre salário?
Uma das perguntas TOP 10 que recebo é: como decidir sobre pretensão salarial sem perder a vaga?
Alguns profissionais acreditam que a pretensão salarial é um critério de exclusão e pode ser sim, se a sua busca de vagas estiver sem estratégia.
Para te ajudar a tomar decisão segue alguns pontos que você precisa refletir:
1. Sobre o seu mercado, o que está sendo pago pelas empresas em diversos portes.
2. Avaliar o seu nível profissional para ancorar o seu “preço”
3. Reavaliar suas despesas para entender o quanto precisa receber mensalmente.
O ideal é que você não tenha um valor fechado e sim uma faixa salarial (entre 2500 e 3500), para dar margem de negociação.
Dependendo de alguns fatores como: quantidade de horas trabalhadas, regime de trabalho, benefícios, podemos ter alguma negociação.
Essa história de que abaixar o seu ganho, traz mais oportunidades não é bem assim, por que você acaba aumentando a concorrência e rebaixando o seu valor.
E cá entre nós, um “produto” muito barato gera dúvidas sobre a sua qualidade, não é mesmo?
A empresa quando abre uma vaga, já tem decidido o orçamento para o pagamento do salário, e se ela oferece bem abaixo do que está sendo praticado, será que ali é o meu lugar?
Desde 2015 tivemos uma redução de 40% dos salários. Hoje já tenho visto vagas com salários mais justos e espero que isso continue assim.
O ditado: é melhor pingar do que faltar, não é tão certo assim e talvez aceitar um salário baixo, pode te privar de novas oportunidades ou fazer com que você mude de empresa por 200 reais.
A questão é: não podemos obrigar as empresas a pagar mais. Contratar um funcionário fazendo leilão de salário, pode interferir na qualidade do serviço entregue.
Mas você não tem que focar nisso, sua prioridade é encontrar oportunidades em empresas que valoriza os empregados e pague um valor justo.
Meu conselho é: avalie sua condição atual, entenda o quanto precisa ganhar para se manter e se candidate a vagas dentro da sua faixa.
Agora se a vida está complicada e precisa aceitar algo menor, faça isso! Mas com consciência e não deixe de olhar o mercado para receber o que merece.
Se você precisar realizar uma pesquisa salarial acesse o site: www.glassdoor.com.br.