"Desperte sua força Interior com o Livro "Mulheres Extraordinárias"

Priscilla Couto

Mentora de Carreira

Que tipo de conteúdo você pode produzir no Linkedin e para fortalecer a sua marca

Aonde mais você poderia falar para muitas pessoas ao mesmo tempo?

Estou no Linkedin desde 2018 e produzo conteúdo diário. Foi esse conteúdo que me fez chegar a marca de 50 mil seguidores na semana passada.

É claro que não foi sempre assim, com o tempo entendi como fazer essa roda girar. E hoje com planejamento e um aplicativo para programação de post, as coisas ficam bem mais fáceis.

* Aplicativo para programação dos post: buffer.com

Mas por que faço isso?

Minha estratégia ao começar a usar o Linkedin, foi trazer o máximo de informação para minha rede, consolidando minha marca pessoal como MENTORA DE CARREIRA.

Meu foco é: transformar a participação dos profissionais nos processos seletivos, e nada melhor do que fazer isso na maior plataforma de relacionamento profissional do mundo.

Não sei se você sabe, mas aqui na “firma”, somos mais de 700 milhões de usuários, sendo 45 milhões no Brasil (somos o 4o. país que mais usa o Linkedin), sem falar nas mais de 100 mil empresas que aqui estão.

Então me fala: Qual a melhor forma de estar mais próximo do seu futuro empregador?

Se fomos comparar com um currículo, você fala com as empresas de um a um, a cada currículo que envia. Aqui no Linkedin, seu conteúdo é visto por milhares de pessoas e empresas ao mesmo tempo.

Seu perfil é visto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas como a plataforma não é intuitiva, muitos profissionais ainda ficam com dúvida de como usar.

A partir de agora, vou explicar como você pode compartilhar seu conhecimento, experiência, erros, ideias e etc., pelo seu perfil e assim construir a sua marca pessoal.

Pega papel e caneta, para não perder nada, hein.

Formas de compartilhar o seu conteúdo pelo Linkedin:

  1. Post: informação rápida, de valor é de forma objetiva. As publicações podem conter até 1300 caracteres e você tem a opção de incluir imagens, emojis e hastags. Os post podem ser feitos pelo celular ou computador.
  2. Artigo: conteúdo mais denso, detalhado (como esse aqui). Pode ser usado imagens, emojis, link de outros materiais e gifs. Para ser considerado um artigo, é ideal que tenha no mínimo 400 palavras e no máximo 2000. O interessante é que pode ser encontrado pelo Google, por pessoas que estão buscando orientação sobre o mesmo assunto que escreveu. Os artigos são perpétuos e ficam registrado no seu perfil em um local especifico. Oriento que dependendo da sua estratégia, produza pelo menos um artigo por mês. Podem ser criados apenas pelo computador.

3. Enquetes: atualização nova do Linkedin. Permite que você faça questionamentos a sua rede. As enquetes podem ser feitas pelo computador ou celular e tem um tempo mínimo de 1 dia e máximo de 7 dias de duração.

4. Vídeos: possibilidade de criar vídeos nativos da rede ou baixar já salvo, com tempo máximo de duração de 10 min. Pode ser feito pelo celular ou computador.

5. Stories: atualização nova da plataforma, possibilidade de gravar micros vídeos, com no máximo 20 segundos.

6. Compartilhamento: é possível compartilhar conteúdo nativo da plataforma ou trazidos de outras redes. Ao usar essa função, não deixe de dar o seu parecer sobre o que está sendo compartilhado.

7. Linkedin Live: liberado ainda de forma gradativa pelo Linkedin, onde permite a realização de lives por tempo ilimitado. Permitido apenas pelo computador, com a utilização de um sistema terceirizado.

8. Newsletter: liberado ainda de forma gradativa, onde o autor produz um conteúdo sazonal, sobre o assunto que achar interessante. Os leitores fazem uma assinatura e sempre são avisados pela plataforma e por e-mail de textos novos. Permitido a realização apenas pelo computador.

9. Comentários: se estamos falando de uma rede de relacionamento, comentar nos post que encontramos pela rede, é a melhor forma de compartilhar nossas ideias, posicionamentos e conhecimento. Além de enaltecer ou não o post da sua conexão. Gerar comentários agregadores em outras publicações, é o beneficio em estar dentro de uma comunidade.

10. Inbox: esse é o maior engajamento que você pode ter em seus conteúdos. Valorize o recebimento das mensagens que recebe, dando retorno a todos.

Espero que tenha gostado.

Se tiver dúvida, não fique com vergonha e deixe nos comentários, que faço questão de responder a todos.

Priscilla Couto

Mentora de Carreira