"Desperte sua força Interior com o Livro "Mulheres Extraordinárias"

Priscilla Couto

Mentora de Carreira

SUA VIDA NÃO É UM CONTO DE FADAS, ENTÃO ACORDE!

 

 

Conheço algumas pessoas que parecem que vivem em um conto de fadas constante e isso me assusta!

Pare de mentir para si mesmo, e corra atrás do que deseja!

Esse é o meu desejo para você, que está começando a ler esse texto.

Todo ano é a mesma coisa, ficamos cheios de metas, desejos para o mundo a nossa volta, mas fique sabendo que apenas 8% das pessoas cumprem as metas de fim de ano.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ontem recebi uma mensagem de um parente, logo depois da meia noite, que diz assim: Feliz Ano Novo. Me desculpe por não dizer que amo sempre e por ser distante. Sou assim mesmo, mas estou tentando mudar. 

Olha, ouço isso há uns 03 anos e até agora não vi nenhum movimento, indo nessa direção e está tudo bem, mas para que se enganar?

A gente não precisar dizer que ama toda hora e nem tão pouco, estar sempre junto.

A única coisa que precisamos fazer é querer, porque tudo isso é representado por atitudes e quando a gente quer, sempre se arruma um jeito rs.

Não tem essa de dizer que não tem tempo ou que é esquecida, por que as coisas que são importantes não se esquece. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essa semana observei vários post por aqui e pelo Facebook, que mencionavam emprego e confirmei o que já desconfiava:

As pessoas realmente não tem noção (ou tem), sobre o quanto o seu comportamento refletem o ser humano que é.

E com isso, compreendo porque alguns profissionais retornam ao mercado em pouco tempo e outros ficam à deriva por mais de 2 anos. 

Será que você já se deu conta, que desde 2015 o movimento que o mercado tem feito, é levar muito em consideração, a questão do comportamento e propósito, para contratar e manter seus colaboradores?

Atualmente estamos com toda a nossa opinião á flor da pele e na ponta dos dedos. Não que isso seja ruim, pensamento crítico nunca foi tão valorizado, mas é aí que o bicho pega.

Olhe algumas perólas que encontrei por esse mundão da internet:

” Ir a vários processos seletivos e não ser aprovado, é perda de tempo…”

” Para minha casa liga muito telemarketing, eu não atendo a todas as ligações, se não vou passar o dia fazendo isso. O recrutador precisa fazer contato de todas as formas, e insistir caso eu não atenda.”

” Para pagar esse salário de fome, a pessoa que aceitar está necessitando mesmo…”

” O trabalhador está de saco cheio, cansado de ir a entrevista, gastar dinheiro, perder tempo e depois nem ter resposta..”

” O recrutador tem que entender, ser empático e humanizado, porque estamos desempregados e ele precisa oferecer oportunidades para que façamos o processo seletivo, com o mínimo de trabalho e custo possível.”

Vou dizer o que penso para esses questionados e você se sinta confortável em concordar ou não, ok?

” Ir a vários processos seletivos e não ser aprovado, é perda de tempo…”

Cabe aqui algumas análises e ponto de vista meus:

  1. Participar de vários processos é uma conquista grande, porque a grande maioria nem é chamado. Então se você está participando de vários, se considere um vencedor.
  2. Cabe analisar como a sua busca por vagas está sendo feita, porque se você manda currículo para qualquer vaga, até aquelas que não tem nada a ver com o que deseja (e isso acontece em 80% dos casos), quem está perdendo tempo e fazendo errado é VOCÊ.
  3. Cada entrevista é como se fosse um treino, porque são empresas, entrevistadores diferentes, onde você tem a possibilidade de se mostrar para mais pessoas, falando sobre suas habilidades e quem sabe abrir uma nova porta para emprego ou relacionamento.
  4. E a mais importante: Se você considera que é perda de tempo, está muito perdida sobre o mercado atual e não entendeu que ser aprovado é um alinhamento de perfil, onde você pode ser um profissional ótimo, mas para o cenário que tenho hoje, naquela vaga não é a pessoal ideal.

“Para minha casa liga muito telemarketing, eu não atendo a todas as ligações, se não vou passar o dia fazendo isso. O recrutador precisa fazer contato de todas as formas, e insistir caso eu não atenda.”

Cabe aqui algumas análises e ponto de vista meus:

  1. Você tem a opção de não deixar o seu telefone residencial, apenas o celular. Tem a opção também, de fazer o bloqueio, que foi falado na mídia recentemente.
  2. Concordo quando você diz que o recrutador precisa tentar de todas as formas: telefone, email, linkedin e mensagem pelo whatsapp, que é mais fácil hoje, mas lembre-se que o whatsapp é feito pelo celular pessoal, e ninguém é obrigado a usar o seu telefone pessoal para isso.
  3. E por último, não menos importante: precisamos facilitar a coisa para nós, né? Somos 12 milhões de desempregados e se você não atender, há mais de 100 currículos esperando o contato.

” Para pagar esse salário de fome, a pessoa que aceitar está necessitando mesmo…”

Cabe aqui algumas análises e ponto de vista meus:

  1. As empresas estão pagando pouco: sim. Isso vai mudar: não sei. O que eu posso fazer enquanto profissional: decidir a minha faixa salarial e enviar currículo para vagas que estão dentro da minha escolha.
  2. O que eu ganho fazendo esse comentário? Nada. Então segue o conselho da minha mãe: Se o que vai falar não agrega em nada para o mundo. Cala a boca!

” O trabalhador está de saco cheio, cansado de ir a entrevista, gastar dinheiro, perder tempo e depois nem ter resposta..”

Cabe aqui algumas análises e ponto de vista meus:

  1. Não vou negar que o RH está pecando e muito, por não dar o retorno e isso é uma coisa bem simples de ser feita, com um e-mail automático. Mas vamos ser realistas, quando termina o processo seletivo, você questiona qual o prazo para retorno? Se o recrutador responde que fará contato com quem for aprovado o mais rápido possível e você não recebeu nenhum contato e já se passou 7 dias, você pode considerar que não foi aprovado, certo? E ainda melhor, pode cobrar a empresa pelo mesmo meio que ela te convocou e se não tiver resposta, desencana e segue a vida.
  2. E se você está mesmo de saco cheio e acha que participar de entrevista é perder tempo, deixo uma pergunta: O que você vai fazer em relação a isso? Porque quem quer voltar ao mercado é você, e se esse sentimento existe: qual a atitude você vai tomar daqui para frente?

Eu tentei tirar a CNH por 4 vezes e não consegui. A culpa é da auto escola? Não é minha que não me concentro e o que eu fiz? Decidi que não vou tentar mais e ando de Uber.

” O recrutador tem que entender, ser empático e humanizado, porque estamos desempregados e ele precisa oferecer oportunidades para que façamos o processo seletivo, com o mínimo de trabalho e custo possível.”

Cabe aqui algumas análises e ponto de vista meus:

  1. O que é para você ser empático e humanizado? Concordo que muitos processos seletivos podem ser feitos de forma online, trazendo assim, praticidade e baixo custo para os dois lados. E por isso, acho válido trazer 03 exemplos de entrevistas online que fiz, para que você perceba que não é tão simples assim.
  • 1a. entrevista por Skype: a candidata me atendeu deitada na cama, de camisola e com o computador em cima da barriga.
  • 2a. entrevista pelo zoom: avisou na metade da entrevista que o celular ia descarregar e que eu fizesse contato de novo, além de estar em um local super barulhento.
  • 3a. entrevista por skype: nem apareceu. Liguei 15 minutos depois do tempo marcado, para entender porque não tinha comparecido (palmas para mim – sarcasmo aqui) e se podíamos fazer por telefone. O candidato me respondeu que não tinha o sistema no computador e que não podia falar naquele momento porque estava ocupado.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bom o que quero dizer com isso tudo é o seguinte:

Desde que o mundo é mundo, alguém sempre fez a coisa certa e o outro fez a coisa errada, alguém já foi passado para trás e outro se deu bem.. e vida segue.

Ego, avareza, raiva, inveja, soberba são sentimentos que vão existir sempre, e apenas refletem o ser humano que somos.

Do mesmo jeito que: altruísmo, empatia, amor, compaixão, amizade, tolerância também.

A ídeia desse artigo, que talvez pode ser o primeiro que você esteja lendo esse ano, é te falar que já está na hora de você crescer.

Parar de discutir o sexo dos anjos, reclamar com o universo que tudo acontece com você e se tornar adulto.. 

VOCÊ NÃO É O CENTRO DO MUNDO!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pela primeira vez, minha filha de 17 anos foi passar o fim de ano com uma amiga da praia.

Meu coração ficou como: apreensivo com a violência, mas cheio de orgulho da mulher que ela está se tornando.

E comentei aqui em casa, que ainda corre o risco dela nos surpreender, arrumar as coisas e ir viver na Europa, com a cara a coragem, porque ela é dessas!

Aos 17 anos está construindo a sua história como muitos que eu conheço, que abrem espaço na sua vida para as realizações ao invés de reclamações.

Sei que você já teve paciencia para ler até aqui e quero te dar um último conselho:

A VIDA É SUA.

E SOMENTE VOCÊ TEM O COMANDO DELA.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E isso que é o mais legal.

  • Você pode ser quem QUISER.
  • Pode dar RESET, sempre que achar que não está bom. Porque RECOMEÇAR é a palavra de ordem.

Então não perca o seu tempo de VIDA (porque a cada segundo ele fica menor) criticando ou jogando a RESPONSABILIDADE para o universo .

Se preocupe em fazer o que está ao seu ALCANCE para conquistar o que deseja.

Eu agora estou escrevendo esse artigo, deitada no sofá e no celular.

O mercado está uma bosta! Está. 

As empresas estão pagando pouco, SIM.

Muitos comentários na internet são sem noção, também. 

Mas você sabe que tudo isso vai continuar existindo, quer você queria ou não.

O que faz toda diferença é você saber o que QUER para sua vida.

Tudo isso vai passar batido e não vai interferir na realização dos seus SONHOS.

Anote essas dicas:

  • Foca em ser o melhor.
  • Foca no que precisa ainda aprender.
  • Foca em se tornar um ser humano bom.
  • Foca em cuidar de si e das pessoas que ama.
  • Foca em transformar o mundo que vive em um lugar melhor.

Você vai perceber, que quando concentra todas as suas energias naquilo que é importante, o mundo te mostra o caminho, põe as pessoas certas e te parabeniza pelo feito.

Se nada do que falei até aqui faz sentido, você pode continuar fazendo o que sempre fez, que está tudo bem.

Até porque o que trago aqui são reflexões minhas do mundo e das experiências que tive, são melhores práticas com intuito de te ajudar e não verdade absolutas, ok?

Mas depois não reclama, quando você continuar sendo aquele que fica para trás, igual ao 2o. colocado da São Silvestre deste ano.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Porque como me contou Simone Lopes, sobre uma frase que ela ouviu no programa Master Sabor: Ganha quem erra menos!

E quantas vezes você vem errando por aí?

Priscilla Couto

Mentora de Carreira