"Desperte sua força Interior com o Livro "Mulheres Extraordinárias"

Priscilla Couto

Mentora de Carreira

PORQUE VOCÊ NÃO QUER TER SUCESSO NA VIDA?

 

Com o trabalho que faço, cada vez mais observo as pessoas, e como elas se comportam.

E isso me fez ter a certeza que muitos não conseguem concretizar seus objetivos por vários motivos:

  • Não acreditam no seu potencial;
  • Não possuem foco e clareza sobre o que deseja;
  • Não se autoconhecem
  • Não acreditam que merecem

Mudar requer muita disposição, além da vontade e tomadas de decisão, mas para  isso tudo dar certo: você precisa querer mudar e o quanto você está disposto a pagar por isso.

Sempre que você decide fazer algo novo, que vai mudar o sua condição atual, você tem uma liberação de energia muito grande e fica super inspirado, mas com o passar os dias, os obstáculos minam a sua energia e você vai  perdendo força, até que você desiste e dá uma desculpa qualquer dizendo: que não deu certo, porque não era para ser.

Veja que usei a palavra OBSTÁCULO e sabe porquê? Porque obstáculos são para ser ultrapassados, só precisa querer.

Vou dividir algo com você: Eu amo praia, adoro sentar na areia fica admirando as ondas e o seu som. Algumas vezes já estive na praia com um céu azul que me fazia sorrir, outras o céu estava cinza, mas quando olhava para o mar, ele era sempre o mesmo, com suas ondas, uma atrás da outra, grandes ou marolas, que são criadas longe, batem na areia, fazem espuma e depois vão embora e começa tudo de novo.

 

Minha vida é como a praia, nem sempre o céu está azul ou cinza, algumas vezes já caiu tempestade por muitos dias.  Tem ondas, que batem na areia de forma tão violenta, que leva tudo consigo, mas tem outras ondas que chegam apenas para dar uma movimentada e me lembrando que eu não posso perder o foco.

Não sei vocês, mas sempre que entro no mar (leia-se entrar com água até a canela rs),  eu sempre agradeço por tudo que tenho e peço para que as ondas levem o que não for necessário e até hoje isso tem dado certo.

Faço isso há 2 anos, aprendi com o desemprego, que não controlamos tudo.

O objetivo desse artigo é te fazer um convite a mudar e planejar isso da melhor forma,  porque permanecer aonde está é muito mais difícil.

Vou dividir com você alguns desafios que foram importantes para mim, no momento que entendi que teria que tirar todos os meus projetos do papel.

Fique à vontade para colocar em prática na sua vida, se isso fizer sentido.

Vem comigo?

 

Qual é o seu sonho?

A maior erro das pessoas é não saber ou não dar valor ao sonho que tem. Me assusta quando converso com as pessoas e elas não sabem quais são os seus sonhos, a primeira coisa que me vem em mente é: Porque ela acorda todos os dias.

Há quase 1 ano, conheci uma pessoa que me perguntou assim: Priscilla, o que você tem feito para mudar o mundo a sua volta? Logo de inicio não tive idéia do que responder, mas hoje eu tenho a certeza de que contribuo para o crescimento das pessoas, através dos meus conteúdos, cursos, palestras e mentorias.

 

Hoje o seu sonho pode ser a recolocação, mas se a única coisa que faz é mandar currículo de forma desenfreada e aguardar a ser chamado, sem usar nenhuma estratégia ou nem se especializar, será que você vai conseguir se Recolocar?

Ou talvez você queira ser promovido, mas se você não tem ideia de como funciona o sistema de avaliação da empresa para promover um funcionário ou você não tem as habilidades (técnicas e/ou comportamentais) que querem, não vai conseguir, concorda?

Ou não seja nem uma coisa e nem outra, você apenas quer fazer um intercâmbio no Canadá e para isso precisa economizar, pesquisar passagem, empresas que fazem o intercâmbio e se programar.

Se tudo estiver na sua cabeça, mas não existir uma ação que faça acontecer, deixa de ser sonho e passa a ser apenas uma vontade.

E como dizem por ai: Vontade é coisa que da e passa!

Todos os motivos que relatei acima, estão totalmente envolvidos em crenças, que acreditam ser o motivo para não alcançar seu objetivo: O mercado está em crise, tenho mais de 40 anos, não tenho experiência, a empresa não valoriza os seus colaboradores e o pior de todos: não era mesmo para acontecer.

As afirmações em determinado momento, não deixam de ser verdade, mas o ponto é: O que você pode fazer com o problema que já está instalado?

O mercado está em crise. Sim, mas o que você pode fazer com a experiência que possui? Eu me reinventei aos 41 anos e conheço muitos que estão fazendo o mesmo.

Tenho mais de 40 anos e as empresas não contratam: Sim, mas de que forma você pode atuar, com um Plano B e fazer como que a sua idade não seja um empecilho e sim uma forma de mostrar a sua capacidade e conhecimento aos demais e ainda encorajar outras pessoas.

–  A empresa não me valoriza: Será que é isso mesmo? O que você entende por valorização? Será que há um alinhamento entre o que você espera e o que empresa pratica? Por exemplo: se a empresa investe na sua participação em um congresso super caro e concorrido, e que vai contribuir com o seu conhecimento, isso não pode ser uma valorização?

Não era mesmo para acontecer: Eu não acredito em sorte, sorte para mim é você estar no local certo na hora certa. Alguns acham mais fácil colocar a culpa no acaso, mas será que não aconteceu porque você não se preparou? Ou porque a atividade não tinha a relação com os seus valores?

As pessoas precisam ter um propósito que te leve além, muitos falam de dinheiro, mas eu sempre gosto de considerar o que vem depois. Quando você tiver dinheiro vai fazer algo, então esse é o objetivo, o dinheiro é apenas o elo.

Eu realizei todos sonhos que tive. Hoje tenho outros, que estou tirando do papel e isso me deixa muito feliz. E por isso, que eu acordo todos os dias, pensando em como conquista-los. Vou dividir alguns com vocês:

  • Viajar novamente para Paris e conhecer Espanha em Set/ 2020
  • Ir a Disney em 2021
  • Conhecer a sede do Linkedin até 2019 (no forno)
  • Ter 50 clientes recolocados até Dezembro de 2019 (chegando lá)
  • Levar o Cariocas em Rede para SP em 2020 (no forno)
  • Gravar curso online até Outubro de 2019 (no forno)

É claro que tem várias coisas que não consegui e sempre falo, que está tudo bem e não fico me cobrando por isso:

  • Tirar a carteira de motorista depois de 4x
  • Emagrecer e nem fazer exercício físico.
  • Me dedicar a leitura
  • Estar mais próximo dos amigos

 

1ª. DESAFIO: Pegue uma folha de papel e coloque todos os seus sonhos e objetivos para serem realizados até dezembro/2019, sem julgamento, sem pensar que é impossível, apenas liste T.O.D.O.S eles.

PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

Quando você decide mudar algo, significa reconhecer os problemas que possui e como vai fazer para supera-lo, o que nem sempre pode ser fácil.

O autoconhecimento é o caminho para que você inicie o processo de sucesso, e algumas perguntas precisam ser feitas, como por exemplo:

  • Aonde você quer chegar?
  • O que precisa aprender?
  • Quais são os seus valores inegociáveis?

Você já ouviu falar na Roda da Vida? É uma avaliação que você faz de vários campos da vida: Carreira, Saúde, Vida Amorosa, Finanças, Desenvolvimento Pessoal, Ambiente, Família e Lazer.

 

 

O objetivo é reconhecer como você está em cada área e o que pode interferir na sua realização.

Quando você decide mudar algo, significa reconhecer os problemas que possui,  e como fazer para supera-lo, o que nem sempre pode ser fácil.

Se alguém te perguntar AGORA, qual o seu objetivo ou aonde você quer chegar, você sabe responder de pronto? Acredito que a grande maioria, vai responder que não e está tudo bem, porque eu também não sabia.

Enquanto estava empregada, meu objetivo era desenvolver meu trabalho da melhor forma possível, não é fácil gerenciar 300 colaboradores, mas hoje meu objetivo é outro: contribuir com a criação da Marca Pessoal dos profissionais utilizando o linkedin. E eu hoje, posso fazer isso para qualquer profissional que entenda a língua portuguesa, mesmo que ele esteja do outro lado do mundo.

 

Desafio2: Faça a sua roda da vida em uma folha e pinte de acordo com a sua avaliação em cada setor, como na foto.

Responda as perguntas abaixo:

  • Quais sãos os seus valores inegociáveis?
  • Quais são seus maiores talentos?
  • O que te deixa feliz?
  • Que tipo de pessoa gostaria de ser?
  • Como você gostaria de se sentir hoje (pessoal / profissional)?
  • Você acredita que está caminhando para se sentir assim?

 

Gerencie o seu tempo

O maior erro das pessoas é viver a vida sem metas, lembra a música do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”, é bem assim, e isso é péssimo, porque você vive com o mínimo que a vida lhe da, quando você poderia ter muito mais.

Não podemos ser medianos, o ser humano tem uma capacidade infinita de realização e não usamos nem 50% dessa capacidade, já que você prefere viver na zona de conforto, do que se movimentar.

 

Converso com vários profissionais, que não conseguem administrar bem o seu tempo e quando vou entender a sua rotina, vejo que há um monte de “ladrões” na sua produtividade.

Vejam os exemplos:

  • Uma pessoa arrumava a casa todos os dias, perdia nessa atividade mas de 2h do seu dia,  mesmo que não estivesse sujo e não conseguia ter tempo para: se dedicar aos seus estudos, projetos da faculdade e nem produzir conteúdo no Linkedin.
  • Outro profissional procurava emprego todos os dias por 4hs e tinha em mente que, quando não fazia desta forma, podia perder a “vaga”. Sua reclamação era que não conseguia fazer um curso que queria tanto.

Esses são exemplos importantes de como o nosso tempo é mal administrado. A todos os 2 orientei a deixar de realizar essas atividades todos os dias ou reduzir e assim o otimizar o tempo.

Todo mundo tem 24h por dia, porque algumas pessoas conseguem realizar suas atividades e outras não? Tudo está relacionado com o foco e no que é primordial.

Largue o celular, desative as notificações, não leia e-mail a toda hora, crie um bloco de tempo para focar naquela atividade que precisa entregar.

Desafio3: Coloque em uma planilha tudo o que você fez no seu dia a dia e avalie aonde você pode estar perdendo tempo.

Se você produz conteúdo, use uma planilha para planejar seus post da semana, já avaliando os assuntos antes e não perdendo tempo quando for escrever.

Você precisa ter tempo para estudar, cuidar de você, se divertir, procurar por vagas, encontrar os amigos, cuidar da família.

 

TRAÇE METAS E CONQUISTE SEUS RESULTADOS

Às vezes você quer mudar tudo de uma vez e como não conseguem, se sente frustrado e desiste de tudo.

O ideal é criar metas pequenas e que sejam tangíveis, por exemplo: Se você quer emagrecer 10kg, pode ser assustador, mas se você criar um plano de alimentação e exercícios e ter como meta perder 2kg por mês fica mais fácil, concorda?

Pense nesses pontos, quando pensar na construção das suas metas:

  • Específico: detalhe o que deseja da forma mais clara possível.
  • Mensurável: você precisa ter formas de avaliar se o seu plano está dando certo ou não para reajustar.
  • Atingível: crie metas que são possíveis de serem atingidas.
  • Relevante:  a meta precisa ser importante para você, se não você não irá se comprometer.
  • Tempo: toda meta precisa de um tempo para se atingida.

Mais importante do que criar as metas é comemorar cada conquista atingida, é muito importante esse reforço e recompensa por ter atingido.

 

DESAFIO 4: Coloque em uma folha de papel todas suas metas até o final de 2019, o que precisa fazer para atingir e o tempo, para que você olhe todos os dias.

 

 

Conclusão:

O que compartilhei com você,  são estratégias que eu uso no meu planejamento mensal,  para que os meus projetos saiam do papel. Tudo na vida precisa ser feito de forma estratégica, mas depois do planejamento é importante AGIR.

Você já analisou todos os caminhos, avaliou tudo o que precisa aprender, colocou o tempo para realização de cada projeto e eu te pergunto: Você quer mesmo que tudo isso entre em ação, aconteça?

Vou te contar uma história: Uma vez recebi um inbox de uma conexão, que não sabia o que fazer e queria ajuda. A pessoa  tinha enviado o currículo para a empresa dos seus sonhos, e tinha acabado de receber o e-mail convocando para o processo.

O currículo tinha sido enviado,  mas na cabeça da  pessoa, havia a  certeza, de que não seria chamado e agora o seu sonho tinha se realizado.

Eu fiquei feliz, mas ele não. Por fim, ele  declinou do processo, porque não se achava preparado para o desafio. 

 

Tenha sempre em mente que as suas palavras tem poder e o que você pede pode ser realizado.

 

Pode parecer meio absurdo o que vou falar,  mas desde que eu comecei a empreender, me deparei com muitos profissionais que tem uma energia muito grande para o começar algo novo (iniciativa), mas que não finalizam por vários motivos. (acabativa).

E há uma grande diferença entre querer mudar e conseguir, um abismo enorme entre tirar as coisas do papel e coloca-las em prática.

Porque? Entrar em ação, pode te trazer frustações, tristezas, construção e descontrução de quem você é.

Você vai ter medo do desconhecido, receio em não do certo, medo do julgamento das pessoas e quando isso acontece é importante entender os sentimentos que te cercam.

O que pesa para mim no momento das minhas decisões é: aonde eu quero chegar? Se quero chegar ao céu, não posso me limitar, porque quando faço isso eu não cresceu quanto desejo.

 

O MUNDO É DOS OUSADOS!

 

Você normalmente trás consigo, crenças limitantes lá da sua infância, sobre situações que te disseram: que você não era capaz,, que não conseguiria e outras e hoje, você usa de forma inconsciente como desculpa para justificar e não colocar o que deseja em prática.

Quando pensei em construir vídeos, meu maior medo era que as pessoas não gostassem. Sempre achei que quem faziam vídeos eram perfeitas, que tinham um conhecimento enorme, bem mais do que eu.

Até que conversando com duas pessoas sensacionais, percebi que esse medo era bobo e eu tinha que me arriscar, porque tinha conteúdo para transmitir o melhor de tudo, tinha a paixão por aquilo.

Aliás, eu precisava disso para atingir o meu objetivo, e eu simplesmente me joguei.

Confesso que hoje ainda tenho um pouco de medo, e é normal, o frio na barriga que deixa com os pés no chão, mas não me impede de realizar o que tenho em mente.

Eu sempre falo que: Universo sempre devolve aquilo que oferecemos e isso é uma realidade.  As palavras e os pensamentos, tem um poder enorme, e se você já acorda profetizando que aquele dia será ruim, nada que aconteça vai fazer você mudar.

Você precisa aprenda a viver com seus medos, insatisfações e sonhos, isso é a sua vida e somente você tem o poder de mudar a sua realidade.

Pode ser difícil, pode ser penoso, sozinho e vários outros sentimento, mas você precisa se entregar em 100%.

Se você hoje está buscando uma recolocação, precisa olhar sua carreira de uma forma diferenciada, para se destacar na manada. Somos 13 milhões desempregados e o que você, dentro da sua área faz de diferente, e que pode chamar atenção da empresa que você sonha em trabalhar?

Se você está passando por alguma crise ou problema pessoal, tente olhar a situação sem o sentimento, apenas de forma prática. Conversas difíceis são necessárias e não adianta fugir delas. O óbvio precisa ser dito, não pense que o outro já sabe o que você quer. Seus pensamentos estão apenas dentro da sua cabeça e suas ações podem não estar refletindo isso.

Se você acredita que não é reconhecido pela sua empresa ou não é feliz fazendo o que faz, avalie o que você pode fazer. Reflita sobre como a empresa vê o seu trabalho e o que ela considera importante para promover. Sei que um feedback é importante, mas ás vezes pode não ser a única forma de reconhecer.

Eu por exemplo, não recebia muitos feedbacks do seu chefe, mas todas ás vezes que ele se ausentava ou tirava férias, dentre todos os 16 supervisores eu era escolhida para ficar no seu lugar, em alguns pontos ele queria sempre ouvir a minha opinião sobre o assunto. E isso para mim era uma forma de reconhecimento.

Agora se você não está mais feliz fazendo o que faz, cabe rever toda a sua trajetória, comparar se os seus valores, batem com os valores da empresa, entender o que mudou, se não está feliz por alguma coisa voltada ou trabalho o algum desejo pessoal.

……….

O objetivo desse artigo, vou dividir com vocês alguns ensinamentos e o quanto eles são importantes para o meu crescimento diário na vida profissional e pessoal, porque os dois estão atrelados.

Não sou a Priscilla Couto mentora de Carreira e a Priscilla Couto família, a minha transparência se traduz isso.

Eu choro, tento me fazer de forte, tenho dúvidas, erro várias vezes, acerto várias, sou feliz,  ás vezes triste e quando tudo isso tenta me consumir, eu vou para a beira da praia e peço que as ondas levem e deixem apenas o que for importante para a minha vida e no mais tudo se encarrega.

 

 

 

Priscilla Couto

Mentora de Carreira