"Desperte sua força Interior com o Livro "Mulheres Extraordinárias"

Priscilla Couto

Mentora de Carreira

5 ESTRATÉGIAS PARA TER SUCESSO NA SUA TRANSIÇAO DE CARREIRA

 

Vamos alinhar uma coisa, se já é díficil escolher a profissão aos 18 anos, imagina pensar em Transição de Carreira.

A gente quase chega a surtar, não é mesmo? Mas calma que eu vou te ajudar.

Fico muito feliz, quando converso com as pessoas e percebo que cada vez mais o seu própósito de vida a tudo que a pessoa faz.

Por muitos anos eu ouvi que os problemas pessoais, devem ficar da porta para fora, só que até hoje ninguém me explicou como isso se faz.

Você sabe?

Não como você produzir bem, sabendo que há alguém na sua família está doente, que seu aluguel está atrasado, que o casamento está em crise ou que você mesma não está bem.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em todas as minhas rodadas de conversa e MENTORIAS, sempre enfatizo que nossos valores precisam estar atrelados aos valores da empresa.

Você não pode trabalhar em um local apenas pelo dinheiro, quando isso acontece a #frustação vem a curto prazo e cá entre nós: A vida não é só pagar boletos!

Você precisa mais do que isso, precisa se sentir feliz e realizado com o que faz.

Em uma pesquisa feita pela Isma Brasil (International Stress Management Association) em 2018, 72% das pessoas entrevistadas estão insatisfeitas com o trabalho.

Hoje com a crise muitas pessoas, assim como eu, descobriram na base da “porrada” que possuem uma veia empreendedora, mas nem todo mundo tem esssa pegada.

E se você é daquele que não toma atitudes na vida e deixa que alguém decida o rumo dela, mais conhecido como: Deixo a vida me levar, do Zeca Pagodinho.

Fique sabendo que chega um momento que você precisa decidir o que fazer e se isso não for planejado, ferrou tudo.

Quando a gente não está satisfeito com o que faz, a gente começa a se questionar sobre:

  • Qual o meu propósito no mundo?
  • Será que posso ser feliz fazendo outra coisa?
  • Não me sinto mais completo em minha área de atuação, mas como faço para mudar?
  • Quero ter mais tempo para a família como posso fazer isso?

Ninguém decide fazer uma Transição de Carreira de uma hora para outra, até porque, se fizer isso a probabilidade de dar errado é enorme.

Pensar em transição é igual a planejar uma mudança para casa dos sonhos, não da para colocar tudo nas costas e sair correndo, né?

Você precisa planejar, analisar o aluguel, condomínio, localidade, quem vai levar suas coisas. Ufa! Já me mudei tanto que tenho até trauma rs.

Por isso esse artigo, o objetivo é você pense como pode fazer essa mudança da forma mais tranquila possível.

Então, bora as dicas!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1. O QUE VOCÊ QUER FAZER?

Se você pensa mudar radicalmente o que faz hoje, precisa responder a pergunta que vale 1 milhão de dólares?

Quer fazer o que?

Priscilla, que pergunta óbvia!Só se for para você, porque eu já conversei com pessoas que queriam fazer transição e não tinham noção nenhuma sobre a área, apenas queriam mudar e neste caso, é dar um tiro no pé.

Você precisa fazer nesse momento o seu Autoconhecimento, entender quais competências você tem, o que te faz feliz, que tipo de trabalho você quer, quais são seus valores inegociáveis, como fica a questão salarial, como quer se dedicar e etc.

Você precisa olhar para dentro de si e encontrar essas respostas e isso não é fácil, mas também não é impossível.

Esse processo vai te facilitar em outros aspectos da sua vida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2. PLANEJE A SUA MUDANÇA

Você já se conhece, decidiu pela transição e agora? Como colocar em prática??

Escolhemos nossas carreira muito cedo e muitas vezes espelhado nos nossos pais e é por isso, que você pode se sentir perdido, porque a profissão que escolheu não é aquela que reflete seus valores e não o estilo de vida que deseja.

A primeira coisa a pensar é na reserva financeira. O ideal é que você pense na sua transição ainda trabalhando, para que tudo fique mais fácil e que não haja a cobrança pelo retorno ao mercado.

Comece a conversar com as pessoas da área, participar de eventos, se tornar voluntário em algum projeto do setor, para que você já vivencie o seu novo mundo.

Analise também como está o mercado, se você pode migrar agora, se tem que esperar. Isso é bem relevante. Sem falar na especialização, o que você precisa aprender para o seu novo mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3. INVISTA EM NETWORKING

Vou bater na mesma tecla, quando digo que o segredo para tudo nessa vida, está nos relacionamentos que você cria e ainda tem gente que quer viver em uma ostra.

Se você tem interesse em mudar de carreira, a melhor forma de saber como é do outro lado é conversando com inúmeras pessoas que já estão no setor e falo várias, para que você tenha uma visão ampla de todo o contexto, duas ou três não resolve.

Se você já decidiu para onde quer ir, já escolheu a empresa, saiba como é trabalhar lá antes de ir? Acompanhe pelas redes sociais, você pode acessar o site Love Mondays e saber o que os colaboradores falam da empresa. , converse com as pessoas e analise o que elas vão te dizer.

E o mais legal disso tudo, é que elas ainda podem te ajudar a entrar na empresa dos seus sonhos. Bom demais, né?

O mundo hoje é feito de pontes e isso nós conseguimos com networking.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

4. TENHA CONTROLE EMOCIONAL

Hoje só temos duas certezas: A mudança e a morte.

Pode me chamar de drámatica o quanto quiser, mas tudo na vida muda hoje no piscar de olhos e mesmo o que a gente planejou pode não dar certo, vivemos um mundo volátil demais.

O maior beneficio do ser humano é ter consciência sobre aquilo que deseja e por isso você precisa ter foco, gastar a sua energia naquilo que é relevante e ter o controle das suas emoções, porque quando tudo dá errado, é nessas horas que o bicho pega.

Os problemas vão aparecer, obstáculos não vão deixar você seguir, mas você precisa ser perseverante, esse é o seu sonho!

Se você já tem tudo desenhado e está alinhado com o seu propósito, nenhum problema vai te segurar e sua meta será atingida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

5. DÊ OUVIDOS AS PESSOAS CERTAS

O que mais me incomoda em tudo que eu penso fazer, são as pessoas pessimistas que encontro por ai. São frustados que não tiveram coragem de realizar seus sonhos e ficam minando o sonhos dos outros.

E ás vezes isso acontece dentro da nossa própria familia e não é por mal, nossos parentes querem apenas que a gente não sofra, sem falar que eles tem um pensamentos e valores diferente de nós.

Por isso quando você decidir mudar, pensa e decide tudo de acordo com a sua visão que tem do mundo, se precisar de um mentor procure alguém que você admira.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mudar algo em nossas vidas não é fácil, requer coragem e perseverança, além de planejamento e foco. Esses são os ingredientes para o sucesso.

Caio Carneiro diz:

Tenha seu grande objetivo, saiba por que você faz o que faz, tenha seu principal sonho bem delineado e, no trabalho cotidiano, concentre-se apenas no próximo degrau, na próxima meta, no próximo estágio, na próxima grande conquista de curto prazo.

Priscilla Couto

Mentora de Carreira